A FORMAÇÃO EM SAÚDE MEDIADA POR TECNOLOGIA DIRECIONADA AOS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
Educação Permanente. Programa Mais Médicos. Educação à Distância. Saúde da Família
INTRODUÇÃO: O eixo formativo do Programa Mais Médicos (PMM) foi desenhado como o responsável por melhorar a formação médica para a Atenção Primária em Saúde no Brasil. Desde 2018, o Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) tem capacitado os médicos participantes do PMM. Embora o PMM venha sendo estudado, são necessárias pesquisas que avaliem o efeito do seu eixo formativo na APS. OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da formação em saúde mediada por tecnologia direcionada aos profissionais do PMM na APS e, especificamente: 1) analisar as intervenções implementadas pelos médicos do PMM no primeiro ciclo formativo e sua relação com as ações programáticas da APS; 2) analisar os efeitos da formação mediada por tecnologia direcionada aos médicos do PMM nos processos de trabalho e indicadores de saúde da APS; e 3) elaborar uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde no planejamento e implementação de intervenções no seu território de atuação. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa com método misto. Para responder ao primeiro objetivo específico foi realizado um estudo qualitativo que utilizou a Técnica de Mineração de Textos e Dados e a análise de conteúdo de Bardin. Foram analisados 942 relatos de intervenções realizadas pelos médicos do PMM, alunos do PEPSUS, turmas de 2018 a 2022. Para o segundo objetivo está sendo realizada uma revisão de escopo e um estudo quantitativo do tipo ecológico. A revisão de escopo objetiva mapear e identificar as evidências acerca dos efeitos da educação permanente dos profissionais da saúde no âmbito da APS, com buscas nas principais bases de dados e literatura cinzenta. Os estudos mapeados serão analisados de forma descritiva. Para o estudo ecológico, as unidades de análise serão as equipes de saúde dos 250 médicos do PMM participantes da turma de especialização mais recente do PEPSUS (2023). O efeito na participação do curso será avaliado nas dimensões: territorialização, infraestrutura, processos de trabalho, acesso e acolhimento e educação permanente. Realizar-se-á uma análise fatorial para cada dimensão e para todas elas, obtendo-se as variáveis dependentes que foram medidas antes e após a realização do curso de especialização. Será aplicado o teste "t" pareado, considerando a significância de 5%. Para o terceiro objetivo será elaborada uma produção técnica com o protocolo de um software denominado “InterPEPSUS”. RESULTADOS PRÉLIMINARES: Na análise qualitativa observou-se que 57% dos médicos atuavam na Região Nordeste, sendo também a região com a maior parte das intervenções (66,8%). A partir da análise dos bigramas, trigramas e quadrigramas formaram-se quatro constructos: "saúde da mulher", "saúde da criança", "doenças crônicas não transmissíveis" e "saúde mental". Termos relacionados com a melhoria do acesso, qualidade da atenção, trabalho em equipe e acolhimento também se fizeram presentes entre os N-gramas. Assim, constatou-se que as intervenções realizadas estão alinhadas com as ações programáticas preconizadas pelo Ministério da Saúde para a APS, abordando também alguns aspectos transversais, o que sugere que a experiência formativa no PEPSUS reflete na forma de atuação desses profissionais. Espera-se ainda trazer outras evidências que possibilitem a avaliação do processo formativo dos médicos do PMM contribuindo para a condução de políticas de educação permanente no Brasil e no mundo.