Pacientes com Necessidades Especiais: um olhar sobre o cuidador
Saúde bucal, pacientes com necessidades especiais, cuidadores
Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como foco principal os cuidadores de pessoas com limitações (física ou psicomotora). Nessa direção este estudo buscará inicialmente identificar os conhecimentos desses cuidadores, acerca da saúde bucal, para posteriormente propor ações/intervenções visando à proteção e promoção da saúde bucal destes e dos indivíduos sob seus cuidados. Identificar os conhecimentos pré-existentes é fundamental quando se deseja intervir sobre uma realidade, considerando que se podem definir estratégias mais efetivas para mudança de hábitos nocivos à saúde. Sabe-se que os indivíduos com necessidades especiais apresentam limitações para realizar uma higiene bucal adequada, ou seja, quase sempre necessitam do auxílio de um cuidador ou de uma pessoa responsável.
As principais doenças bucais como a cárie e a doença periodontal acontecem pela presença de uma ingesta alimentar rica em açúcares associada a uma higiene bucal inadequada. Os pacientes portadores de necessidades especiais geralmente apresentam mais de um desses fatores de risco, exibindo uma alta incidência e prevalência de doenças bucais. Nesse sentido, acredita-se que o “empoderamento” dos cuidadores/responsáveis pelos cuidados bucais é de extrema relevância para a manutenção da saúde bucal, e, por conseguinte, pela qualidade de vida dos sujeitos sob seus cuidados.
Assim, após acessar os conhecimentos dos cuidadores buscar-se-á desenvolver um projeto de intervenção (promoção/proteção da saúde bucal) em parceria com estes sujeitos.