Satisfação dos Usuários e a Qualidade da Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Norte
Satisfação do usuário. Qualidade. Atenção Primária.
O presente estudo tem por objetivo avaliar a satisfação dos usuários em relação à qualidade da Atenção Primária no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Trata-se de uma pesquisa avaliativa observacional transversal, com abordagem quantitativa, a qual faz parte da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi realizada no período de setembro a novembro de 2013 na Base de Pesquisa Estudos em Saúde coletiva da UFRN em Natal /RN. Foram utilizados dados secundários de todas as entrevistas com usuários das equipes que participaram da Avaliação Externa do PMAQ no Estado do RN. Para Avaliação Externa a amostra foi de conveniência a partir dos seguintes critérios: usuários que estavam presentes na Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar qualquer tipo de procedimento e que consentisse em participar da avaliação. Foram excluídos os que tinham ido pela primeira vez na unidade e aqueles que não frequentaram há mais de 12 meses. Foi elaborado um protocolo de pesquisa com identificação do usuário/perfil socioeconômico, dimensão organizacional (acesso e coordenação do cuidado); dimensão interpessoal (interação usuário-serviço-equipe, vínculo e subjetividade) e estrutura (dimensão objetiva). As variáveis relacionadas a cada dimensão A análise dos dados foi realizada por meio da distribuição de frequência, através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 17.0.0. Acredita-se que a pesquisa possa contribuir, sobretudo, como ferramenta para a análise das práticas de saúde vigentes, fornecendo subsídios científicos para o planejamento de ações e tomada de decisão da gestão e dos profissionais das equipes de saúde. Por fim, pretende-se que o estudo seja capaz de fornecer informações que possam se traduzir em intervenções concretas na melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população.