O SENTIDO DE SER PRECEPTOR NAS EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE DE UM MUNICIPIO DO NORDESTE BRASILEIRO: DESAFIOS A EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Atenção primária; Preceptoria; Estratégia Saúde da Família, Educação na Saúde.
O processo de se pensar e fazer saúde passou por grandes mudanças desde a criação do Sistema Único de Saúde, e que consequentemente impulsionaram mudanças nos processos de formação profissional em saúde, movidos pela necessidade de ter profissionais com uma visão mais ampla do processo saúde doença baseada não mais no modelo medico hegemônico, mas voltada para a integralidade no cuidar e na promoção da saúde. Diante dessa necessidade de se repensar a formação profissional em saúde, a inserção do aluno no ambiente de trabalho começou a ser cada vez mais valorizada, uma vez que facilita a construção do conhecimento a partir da reflexão crítica da realidade concreta, o que possibilita a articulação entre a teoria e a prática e, consequentemente, a qualificação da atenção ao usuário. A Política de Atenção Primária à saúde vem consolidar a importância da construção do vínculo ensino/serviço. Dessa forma, os problemas e necessidades de saúde serão objetos de intervenção, bem como seus determinantes e condicionantes, envolvendo as ações e serviços que procurem minimizar os efeitos do adoecer, melhorando as condições de vida dos sujeitos e da coletividade no território onde estão inseridos. Nesse sentido, o preceptor do serviço tem um papel fundamental nessa apropriação dos estudantes com as competências, habilidades e atitudes da vida profissional, já que sua experiência profissional e o vínculo com a comunidade pode proporcionar ao aluno uma visão mais ampla e real dos determinantes e condicionantes de saúde. Devido à importância dessa relação entre aluno e preceptor/ profissional do serviço, e de inúmeras situações que podem dificultar essa relação, tornando-a frágil e vulnerável, essa pesquisa é motivada a questionar quais essas dificuldades, porque essa relação por vezes é bem sucedida e outras não, onde estão os nós críticos, já que é tão importante na contextualização do aluno e na formação de profissionais comprometidos com o Sistema único de Saúde. O objetivo desta pesquisa é Investigar os sentidos de ser preceptor nas experiências de integração ensino-serviço-comunidade, a partir dos discursos dos profissionais preceptores na ESF do município de Mossoró. A metodologia utilizada será com uma abordagem qualitativa em uma perspectiva exploratória, e terá como atores os profissionais que quiserem voluntariamente participar desta pesquisa e que atuam como preceptor de alunos da graduação da área da saúde das instituições de ensino de Mossoró/RN, distribuídos nas vinte e uma (21) UBSF cenários de prática dos alunos, perfazendo um universo de cento e vinte e seis (126) sujeitos, onde será usado critério de exclusão por saturação teórica da amostra. Como instrumento de pesquisa, será feito uma entrevista semiestruturada, por meio de gravação digital das falas dos profissionais, em seguida os dados submeterão a uma análise que usará como marco teórico a Análise de Discurso. A pesquisa respeitará todos os procedimentos éticos cabíveis e preconizados pelas legislações vigentes.