Semelhança entre Cônicas e Curvas de Grau 3: Resultados Curiosos e Novos em Linguagem para o Ensino Médio
Cônicas; semelhança; polinômios de de grau 3.
Nesta dissertação, investigamos a noção de semelhança entre curvas, entendida como uma generalização natural da semelhança entre triângulos. A partir dessa definição, analisamos critérios para estabelecer quando parábolas, elipses e hipérboles são semelhantes. Na sequência, propomos uma atividade didática com o intuito de oferecer aos docentes uma abordagem pedagógica que possibilite demonstrar a estudantes do ensino médio que quaisquer duas parábolas são semelhantes. Por fim, apresentamos um teorema que garante que o gráfico de qualquer polinômio cúbico pode ser obtido a partir do gráfico da função $y = x^3$ por meio de funções de semelhança e de uma transformação de cisalhamento. Como desdobramento desse resultado, estabelecemos um critério que permite verificar quando o gráfico de um polinômio de grau 3 é semelhante ao gráfico de $y = x^3$.