Banca de QUALIFICAÇÃO: WALESKA DE BRITO NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALESKA DE BRITO NUNES
DATA : 25/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

RE-PENSANDO A FORMAÇÃO EM SAÚDE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM UM COMPONENTE CURRICULAR


PALAVRAS-CHAVES:

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Currículo. Educação Interprofissional. Ensino.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

Introdução: A formação profissional na área da saúde é um processo abrangente que prepara os indivíduos para carreiras dedicadas ao cuidado e promoção da saúde humana. Durante a graduação, os estudantes recebem uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos nas diferentes disciplinas práticas e teóricas. Além da formação acadêmica, os profissionais da saúde também devem possuir habilidades interpessoais, éticas e de trabalho em equipe, pois frequentemente lidam com pacientes em situações delicadas e complexas. As instituições de ensino superior vêm buscando estratégias para alcançar a formação de profissionais da saúde cada vez mais capazes de atuarem frente às reais necessidades das populações, cientes dos  determinantes sociais em saúde e dos inúmeros aspectos relacionados ao processo saúde doença. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem-se uma iniciativa de inovação curricular, na qual foi inserido nos currículos de cursos da saúde um componente curricular denominado Saúde e Cidadania- SACI. Objetivo: investigar as contribuições que o componente curricular SACI promove na formação de estudantes de cursos na área da saúde da UFRN conforme o que é preconizado nas DCN, relacionando com os referenciais teóricos da Educação problematizadora e do Pensamento Complexo. Metodologia: Pesquisa de métodos mistos de estudo de caso, exploratória e analítica, com abordagem qualitativa. Os dados foram oriundos de distintas fontes como portfólios construídos por estudantes, entrevistas e questionários online aplicados com docentes dos cursos que têm o SACI em seus currículos. A análise se deu pela técnica de análise de conteúdo com auxílio do software
Atlas. ti. Resultados: Percebe-se que iniciativas de inclusão curricular de componentes que acordam com as Diretrizes Curriculares e que inserem os estudantes na realidade diária dos serviços na comunidade e de modo interprofissional, como é o caso do SACI, promovem uma formação mais crítica e reflexiva de modo a contribuir para uma prática profissional mais segura e condizente com as assimetrias encontradas na sociedade. Além disso, um embasamento teórico como o da Educação Problematizadora e do Pensamento Complexo, provoca consequências positivas para a formação profissional nos cursos da área da saúde. Considerações finais: Espera-se contribuir com a ampliação da discussão acerca de estratégias curriculares para o alcance de uma formação em saúde competente para atuar nos diferentes cenários e níveis de atenção à saúde principalmente no Sistema Único de Saúde. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Externa à Instituição - MERCES DE FATIMA DOS SANTOS SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 24/05/2024 09:47
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