Adolescente. Escolares. Comportamento sedentário. Tempo de tela. Função executiva.
A adolescência é um período marcado por alterações neuroendócrinas que influenciam o desenvolvimento do cérebro e o comportamento. Adolescentes apresentam chances aumentadas de adotar comportamentos de risco em seu estilo de vida, dentre eles o comportamento sedentário. Nesse sentido, estudos de intervenção têm buscado desenvolver estratégias eficientes para estimular adolescentes a adotarem um estilo de vida saudável. No entanto, embora ações promissoras possam ser identificadas na literatura, o real mecanismo que atua na regulação do comportamento em adolescentes parece estar associado a uma neurotrofina chamada de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), e estudar como os comportamentos de risco influenciam na sua secreção são de grande relevância para desenvolver intervenções mais efetivas. Sendo assim, o objetivo da presente tese é descrever a fundamentação teórica para o planejamento de uma intervenção multicomponente baseada na escola com ações combinadas para a promoção da atividade física, redução do comportamento sedentário e educação alimentar e nutricional, e as possíveis consequências para o desempenho cognitivo e saúde de adolescentes. A metodologia está descrita em formato de coletânea de artigos e foi dividida em quatro etapas. A primeira etapa descreve uma revisão sistemática que foi desenvolvida durante os estudos de fundamentação teórica para o planejamento da intervenção do Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável (Programa AME), em que foi possível identificar a necessidade de implementar uma etapa específica de formação dos professores de educação física. Na segunda etapa foi detalhada a metodologia de uma revisão sistemática que tem como objetivo de investigar a associação entre comportamento sedentário e BDNF em adolescentes. O protocolo metodológico da revisão foi registrado no Registro Internacional Prospectivo de Revisões Sistemáticas (PROSPERO) sob o identificador CRD42022369220 e segue as diretrizes dos Principais Itens para relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA). A etapa três apresenta essa revisão sistemática concluída, com todos os resultados das buscas e análise das informações extraídas dos artigos incluídos. A quarta etapa trata-se de um estudo de justificativa e fundamentação teórica para os métodos abordados no eixo de comportamento sedentário da intervenção do Programa AME, a qual foi registrada na plataforma do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob o número RBR-86xv46. Os resultados dessa tese se baseiam na produção dos estudos e, considerando que parte ainda está em fase de escrita, a apreciação e as sugestões da banca examinadora contribuirão para a qualidade metodológica e científica dos artigos. Pode-se dizer que o Programa AME é uma proposta integrada, sustentável e de baixo custo, com grande potencial para produzir benefícios no estilo de vida, desempenho cognitivo e saúde de adolescentes. Por fim, os resultados desses estudos fortalecerão a prática baseada em evidências no âmbito de pesquisas voltadas para a promoção da saúde no contexto escolar.