INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UM ESTUDO DE META-AVALIAÇÃO
Validação de Conteúdo, Estudos de Avaliação . Padrões de Avaliação Atenção Primária à Saúde. Tecnologia da Informação.
Atualmente há incremento de investimentos e acesso, às Tecnologias da Informação com aumento de sua aplicabilidade em estudos avaliativos em saúde para aprimoramento e celeridade dos dados, subsídios às decisões e equidade . O objetivo do estudo foi avaliar a incorporação da Tecnologia da Informação na avaliação da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Considerando as relações entre as tecnologias e os sujeitos (sociomaterialidade), o objetivo geral desta tese foi avaliar a incorporação da Tecnologia da Informação na Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Para atender esse objetivo, realizou-se dois tipos de estudos, o Estudo de Metodológico e o Estudo de Caso. O Estudo Metodológico se propôs a construir e validar o conteúdo de uma matriz de itens de um instrumento para avaliação da Avaliação Externa (meta-avaliação). Participaram do estudo 7 especialistas com expertise em avaliação e 16 pesquisadores avaliadores. Para avaliar a pertinência dos itens, foram realizadas oficinas presenciais para a obtenção de consenso. Na avaliação da relevância e representatividade, calculou-se o Content Validity Index e o Interrater Agreement. Quanto à avaliação da confiabilidade, realizou-se a análise da consistência interna determinada pelo Alfa de Cronbach. Para a avaliação da clareza, compreensão foi realizado um Grupo Focal com aplicação de instrumento operacional baseado na matriz. A matriz validade constando de 38 itens, distribuídos em 24 indicadores dos 4 padrões de qualidade do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation ( utilidade, propriedade acurácia e factibilidade) distribuídos nos 06 passos da avaliação do Centers for Disease Control and Prevention. O instrumento final a ser usado na meta-avaliação contem 3 seções e 16 itens.
O Estudo de Caso teve abordagem qualitativa com triangulação de análise documental entrevista e Grupo Focal no período de julho de 2018 a julho de 2019. O tamanho amostral foi de 54 sujeitos (7 técnicos da do ministério e 47 pesquisadores avaliadores). Os dados foram categorizados por padrões de qualidade com uso do software Atlas ti 7.1 seguido de análise de conteúdo de Bardin.. Como resultados, evidenciou-se que Tecnologia da Informação tornou a avaliação factível; minimizou erros; disponibilizou banco de dados para certificação das equipes, politicas de saúde e pesquisas; contribuiu com acuraria na homogeneização da coleta, validação; gestão do campo e se mostrou apropriada a um cenário mais coordenado e colaborativo tornando a avaliação mais consistente com potencialidade de maior utilização dos resultados. Além disto, fatores como dificuldade de manuseio, inoperância do sistema e falta de investimentos em equipamentos e recursos humanos podem representar possíveis restrições para a eficiência da aplicação da tecnologia na avaliação. A tese em desenvolvimento, faz um alinhamento entre validação de instrumento ao Estudo de Caso sinalizando que a Tecnologia da Informação tem potencial ao alcance de padrões de qualidade, cria sinergismo entre eles e é um inovação no cenário de avaliação da Atenção Primária à Saúde. A tese é integrante do Projeto “ Avaliação da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ—AB) do Brasil : um Estudo de Caso” parcialmente financiada pelo Ministério da Saúde (MS/UFRN/TED nº 106/2015) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( (edital 09/2018) e aprovado no CEP-HUOL (CAAE 84537418.1.0000.5902).