Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ AUGUSTO FERREIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ AUGUSTO FERREIRA NETO
DATA : 16/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Aplicacao do Modelo SPEEDY na previsao sub-sazonal no Brasil, baseado em eventos fracos, moderados e intensos de EL nino: Uma abordagem atraves de emsemble.


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Climática, ENSO, Previsão sub-sazonal, Ensemble


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Diversos fatores atuam no controle do clima da Terra e regulam as suas variações. Para o estudo de alguns desses fatores, a modelagem numérica é uma ferramenta indispensável. Muitas das teleconexões atmosféricas, associadas a perturbações que ocorrem em uma determinada área do globo terrestre que causam efeitos no clima em outras regiões distantes, possuem associação com as anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), e um desses eventos mais conhecidos e amplamente estudado é o El Niño-Southern Oscillation (ENSO), que possui fase positiva e negativa, sendo ambas relacionadas às alterações na TSM. O El Niño provoca secas na parte equatorial da América do Sul, bem como chuvas excessivas na região sul do Brasil, norte da Argentina e Uruguai durante a primavera e verão. Para a realização das simulações desses eventos será utilizado o modelo SPEEDY, aplicadas previsões Sub-sazonais, e utilizadas as previsões por conjunto (Ensemble) com 100 membros para cada conjunto de previsões. Três diferentes regiões do Brasil, Norte, Nordeste e Sul, que são consideradas regiões com alta previsibilidade para os modelos, serão utilizadas como alvo de estudo. Com isso, foram selecionados 3 eventos de El Niño distintos, para cada uma das categorias de intensidade, classificadas com base no Oceanic Niño Index (ONI). Para a verificação dos resultados das simulações serão utilizadas três variáveis atmosféricas: Precipitação proveniente dos dados do Climate Prediction Center (CPC) da NOAA, temperatura do ar e componentes dos ventos dos dados da ECMWF (ERA-5). Como métricas de verificação da habilidade das previsões por conjunto, serão utilizados o Brier Score (BS), Mean Continuous Ranked Probability Score (CRPS) medio e o Relative Operating Characteristic (ROC) diagrama e Score (pontuação). Os resultados esperados são a verificação dos percentuais de acerto dos membros do modelo, classificados por categoria de intensidade do evento, verificação da dispersão dos membros em relação ao conjunto médio, verificação da consistência das previsões ao longo da duração do evento, iniciação, maturação e decaimento. Comportamento das variáveis alvo em uma previsão sub-sazonal.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1280761 - CRISTIANO PRESTRELO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA JÚNIOR
Presidente - 1164414 - WEBER ANDRADE GONCALVES
Notícia cadastrada em: 14/10/2024 08:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao