PERSPECTIVA DO MERCADO DE TRABALHO E DO TRABALHO IMATERIAL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A (AUTO) REPRESENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO NO LINKEDIN.
A (auto) representação identitária do Profissional de Informação transforma-se diante da abrangência e sofisticação dos meios de informação e comunicação na sociedade contemporânea. Assim, emergem novas interações em ambientes virtuais e novas práticas culturais para acomodar o perfil do profissional que utiliza a rede social digital como um canal de comunicação. Neste estudo problematiza-se a inscrição do profissional na ambiência da rede social digital Linkedin quanto à representação de si em termos de competência e atualidade para que seja localizado e acionado no mercado de trabalho cognitivo e imaterial. Objetiva-se, de modo geral, investigar as práticas da representação de si feitas pelos Profissionais da informação que disponibilizam currículo por meio do Linkedin. Especificamente, verifica-se como as práticas do Profissional da Informação impactam na construção do currículo e identidade profissional; identifica-se como esses profissionais evidenciam competências nesta ambiência; e, por fim, analisa-se como se configura o seu ethos. Concluímos com vislumbres de novas e possíveis práticas mercadológicas tanto para o profissional quanto para a profissão.
Mercado de trabalho – Profissional da Informação. Representação de si – Identidade. Rede social digital – Linkedin.