Explorando a Ludicidade: Gamificação e Experiência Participativa em eventos
Gamificação; Eventos; Self-Determination Theory; Stimulus-Organism-Response; Narrativa.
Estudos no turismo verificam o impacto da gamificação na promoção de marca de destino, na experiência do turista, na aplicação em atrativos arquitetônicos, assim como na vertente comportamental e psicológica, a qual aborda a influência em comportamentos positivos. No entanto, pesquisas da gamificação que investigam resultados no segmento de eventos ainda são limitadas. O presente estudo utiliza a Self-Determination Theory (SDT), representada pela narrativa, e com base no paradigma da Stimulus-Organism-Response (SOR), sendo explorado o efeito do componente da gamificação (narrativa), na memorabilidade do participante e na intenção de repatronização. O objetivo desta pesquisa é explorar os impactos da gamificação aplicada em eventos, com 201 participantes do GO!RN 2023 realizado no Brasil, tendo o critério para a escolha dos entrevistados à sua participação ativa na gamificação do evento. A análise dos dados foi realizada por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados evidenciam a influência positiva da narrativa dentro da gamificação, na experiência do participante, afetando na construção de memoriais positivas, e consequentemente na intenção de retorno e indicação do evento. Constatou-se que a narrativa tem uma relação significativa com o fluxo em eventos, devido ao engajamento e senso de pertencimento ao estar imerso na história. A narrativa tem uma relação significativa com as emoções positivas dos participantes. Assim como as emoções positivas mediam a relação entre narrativa e memorabilidade. O fluxo media a relação entre narrativa e memorabilidade, de forma positiva e significativa. Dessa forma, a memorabilidade tem uma relação significativa com a intenção de repatronização do evento, e com as memórias construídas nesse processo. O estudo destaca a relevância da narrativa na gamificação em eventos para criar experiências memoráveis, oferecendo insights úteis para profissionais e organizadores desenvolverem estratégias de engajamento e fidelização do público. Os participantes demonstram interesse em repetir a experiência e incentivam outros a participarem também.