Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE RODRIGUES DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HENRIQUE RODRIGUES DE ARAÚJO
DATA : 28/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/auy-smkn-xcs
TÍTULO:

CONCENTRAÇÃO E DISPERSÃO DO TURISMO NA CHAPADA DIAMANTINA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO (2004-2024)


PALAVRAS-CHAVES:

Dispersão; Descentralização; Regionalização; Programa de Regionalização do Turismo; Chapada Diamantina.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

Em 2004, o governo federal brasileiro iniciou a implementação do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), induzindo a formação de "regiões turísticas" por todo o território nacional, para fins de planejamento e desenvolvimento da atividade turística, a partir de instâncias de governança regional, sob o princípio da descentralização. Entretanto, ao propor a região como categoria espacial de planejamento, se supõe que os municípios de uma região turística buscarão desenvolver a atividade de forma integrada, em que todos captarão parte dos fluxos turísticos e dos investimentos públicos e privados no setor. A região turística da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, é composta por 40 municípios, porém, historicamente, o turismo esteve concentrado em 5 municípios da região. Nesse sentido, cabe questionar se o PRT, ao longo de 20 anos, conseguiu promover a dispersão do turismo pelos municípios que compõem a região da Chapada Diamantina. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar como o processo histórico de concentração socioespacial do turismo na Chapada Diamantina vem se dispersando a partir de políticas de descentralização implementadas no século XXI. Os objetivos específicos são: 1) Revelar a participação, a percepção e o interesse social no desenvolvimento do turismo na Chapada Diamantina; 2) Analisar o posicionamento e o engajamento dos gestores públicos da Chapada Diamantina na instância de governança regional do turismo e nas estratégias de regionalização; 3) Mapear os serviços e equipamentos turísticos da região e os produtos turísticos ofertados por agências e operadoras de viagem e sua corroboração na promoção turística de todo o território; e 4) Identificar os roteiros realizados pelos turistas que visitam a Chapada Diamantina. Essa é uma pesquisa exploratória e descritiva, na perspectiva crítica, com abordagem qualiquantitativa. Serão utilizados os procedimentos de estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e formulários, com população local, empresários, turistas e gestores públicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2135640 - CAROLINA TODESCO
Externo à Instituição - JACKSON DE SOUZA - IFPA
Externo à Instituição - RODRIGO CARDOSO DA SILVA - IFB
Notícia cadastrada em: 24/07/2024 08:42
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