Teatro de animação em sala de aula: Universidade e Fundamental 1
teatro de animação; formação; arte-educação
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a formação do professor de teatro que utiliza o teatro de animação como linguagem principal em suas atividades formativas. Tem como referência a experiência vivenciada na disciplina Teatro de Formas Animadas, na UFRN, no semestre de 2014.1, ministrada pelo Professor Dr. Sávio Araújo, na qual a pesquisadora realizou docência assistida. Também relata e analisa sua prática docente junto às turmas do Fundamental 1, da Escola Municipal José Peregrino de Carvalho, em João Pessoa, PB, nos anos de 2015 e 2016. Em ambas experiências, tanto na formação de professores como de crianças, são enfrentados desafios referentes ao planejamento e seleção conteúdos, estratégias de motivação das turmas e melhor forma de fazer com que os alunos tenham autonomia e discernimento para desenvolver seus potenciais artísticos e pessoais. Com relação à formação dos professores, ao definir conceitualmente, o que se entende por teatro de animação, ator animador, objeto, animar, e ao se estabelecer escolhas terminológicas e metodológicas, principalmente a partir da relação de diálogo estabelecida entre ator o animador e o objeto, delineia-se qual caminho percorrer no vasto universo do teatro de animação. A partir do entendimento de que a criação artística é parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem, problematiza-se como a disciplina pode ter o melhor aproveitamento por parte dos seus alunos. Da mesma forma, com relação ao trabalho desenvolvido na escola pública, a criação de cenas configura-se como instrumento potente na construção do conhecimento, embora uma série de desafios sejam enfrentados diariamente.