A Teatralidade na Cena em “Navalha na Carne” de Plínio Marcos, através do método das ações físicas de Constantin Stanislavski.
Ação física, “Navalha na Carne”, Plínio Marcos, Stanislavski, teatralidade.
Nossa pesquisa propõe a criação de um laboratório prático para a investigação do trabalho do ator, utilizando a metodologia desenvolvida por Constantin Stanislavski em sua análise na ação dramática, denominada “método da ação física”, aplicada as questões da representação cênica do marginal Brasileiro, segundo o olhar “cruel” e realista/naturalista do dramaturgo Plínio Marcos. Partindo das circunstâncias dadas pelo universo Pliniano, nossa intenção é contribuir para a reflexão sobre o trabalho do ator na cena com os personagens marginais de “Navalha na Carne”, destacando alguns aspectos importantes, que auxiliem a construção deste mundo ficcional. Deseja-se criar condições para a formação de um ator que potencialize na cena as contradições e conflitos. Nossa investigação pretende partir do estudo teórico-prático como hipótese metodológica, produzindo reflexão crítica a partir do acompanhamento e documentação sobre o processo criativo do ator. Stanislavski desenvolveu inicialmente o “método” tendo como pano de fundo, a estética realista - uma relação de diálogo entre realidade e a cena – através de uma estilização que cria uma realidade teatral, e consequentemente, artística, e não de forma literalmente naturalista através de um mimetismo integral. Ou seja, o trabalho de representação na estética realista no teatro deve ser elaborado a fim de criar uma realidade teatralizada. Stanislavski entende que teatro é convenção, já que o trabalho do ator sobre si próprio deve estimular essa segunda natureza, a cênica. Nesse sentido, é que caminham as nossas investigações acerca do fenômeno da “Teatralidade” no teatro. Sendo a teatralidade uma característica do teatro, tornando-o uma arte de linguagem autônoma e expressiva, tentar percebê-la entendendo suas relações com a cena e o trabalho do ator é de extrema importância para os que se ocupam do fazer teatral. Tendo em vista que, o artista cênico precisa ter o domínio da própria arte e dos elementos estruturais e sígnicos que a compõem enquanto linguagem artística, visando estabelecer uma comunicação teatral com o espectador de forma consciente e efetiva.