A Ideologia da Encenação: Uma análise dos aspectos cênico/ideológicos da encenação produzida pela indústria cultural.
Palavras-Chave: Estética Cênica. Ideologia. Indústria Cultural.
Key-Words: Scenic Aesthetics. Ideology. Cultural Industry.
RESUMO: A pesquisa que deu origem a essa dissertação adotou um conjunto de aspectos cênico/ideológicos, inerentes à encenação produzida pela indústria cultural, como objeto de investigação. A produção intelectual de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer norteou as abordagens sobre o objeto, providenciando o conjunto de características cênico/ideológicas a ser explorado, pois, de acordo com os autores, encenações produzidas pela indústria cultural estão atreladas à ideologia dominante, visto que agem em favor da manutenção do status quo. O primeiro objetivo proposto consistiu na definição desse conjunto de características inerentes à encenação produzida pela indústria cultural, através da exploração de bibliografia produzida por Adorno e Horkheimer, de modo que foi possível definir um conjunto formado por nove elementos: Construção de personagens como tipos característicos; Estereótipos; Naturalização de linguagem estereotipada; Dramaturgia simplória; Reutilização de fórmulas dramáticas; Amor e Sexualidade como temas dos enredos; Utilização do elemento trágico; Representação objetiva; Aproximação de ficção e realidade. O segundo objetivo consistiu na análise de encenações produzidas pela indústria cultural atualmente, a fim de que fosse possível verificar se algum dos aspectos cênico/ideológicos, indicados por Adorno e Horkheimer em meados do Século XX, fazia-se presente em meio a encenações produzidas no início do Século XXI. Através da análise de três telenovelas, produzidas no Brasil no ano de 2012, foi possível verificar que os nove aspectos cênico/ideológicos buscados, indicadas por Adorno e Horkheimer, apareceram nas encenações observadas. Além disso, uma nova característica cênico/ideológica, não indicada por Adorno e Horkheimer, se faz presente: o merchandising.
ABSTRACT: The research that led to this dissertation adopted a set of scenic/ideological aspects inherent to the productions of the Culture Industry as its object of research. The intellectual output of Theodor W. Adorno and Max Horkheimer underscored the approaches on this subject, since it provides the same set of scenic/ideological features to be explored because, according to the authors, scenes produced by the culture industry are linked to the dominant ideology, since they act in favor of maintaining the status quo. The first objective was the definition this set of features inherent to the scene produced by the culture industry, through the exploration of literature produced by Adorno and Horkheimer, so it was possible to define a set composed of nine elements: Construction of characters as characteristic types; Stereotypes; Naturalization of Stereotyped language; Simplistic playwriting; Reuse dramatic formula; Love and sexuality as themes of plots; Utilization of tragic element; Objetive representation; Approximation of fiction and reality. The second goal was the analysis of scene produced by the culture industry nowadays, so that it was possible to verify if any scenic/ideological aspects indicated by Adorno and Horkheimer in the mid-twentieth century were present among the productions from this beginning of the twenty-first century. Through the analysis of three soap operas produced in Brazil in 2012, it was found that the nine scenic/ideological aspects as indicated by Adorno and Horkheimer appeared in the observed productions. Additionally, a new scenic/ideological feature, not indicated by Adorno and Horkheimer is present: the merchandising.