Leitor-Criador: A Experiência Situada na Construção Dramatúrgico-Cênica
Palavras-Chave: Leitor. Narrativa. Memória. Autoficcionalidade.
Key-Words: Reader. Narrative. Memory. Autofiction.
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo investigar os textos dramáticos “A Morte nos Olhos”, “A Memória Ferida” e “Na Outra Margem” que juntos constituem a trilogia “Alteridade, Memória e Narrativa: Construções Dramáticas” (2010) da autora Antonia Pereira Bezerra. Nesse sentido, a autora das obras em questão revela-se enquanto ponto de partida para as investigações, uma vez que este estudo está baseado na inserção de elementos autobiográficos (LEJEUNE, 2008; DOSSE, 2009) e ficcionais na construção das narrativas dramáticas, formulando assim um texto híbrido de caráter autoficcional. A análise teórica perpasse pelos estudos da Estética da Recepção (ISER, 1996), da memória (RICOUER, 2007) e da criação dramática, pondo em evidência a relação de uma autora que busca em suas lembranças e experiências o material necessário para a elaboração da sua escrita. Propomos, então, pensar um leitora-criadora de si mesma, que ao mesmo tempo em que busca nas lembranças os aspectos biográficos necessários para sua narrativa transforma essa realidade através da inserção de elementos ficcionais pela imaginação (SARTRE, 2008).
ABSTRACT: This study has the purpose to investigate the dramatical works “A Morte nos Olhos”, “A Memória Ferida” and “Na Outra Margem”, which compose the trilogy “Alteridade, Memória e Narrativa: Construções Dramáticas” (2010) from the author Antonia Pereira Bezerra. In this meaning, the author of these works reveals herself as a starting point to investigation, since this study is based on the insertion of autobiographical (LEJEUNE, 2008; DOSSE, 2009) and fictional elements in the construction of dramatic narratives, building a hybrid text with auto fictional feature. The theoretical analysis pervades the studies fields of Reception Aesthetics (ISER, 1996), memory (RICOUER, 2007) and dramatic creation, evidencing the relation of an author who pursuit in her memories and life experiences the substance to writing. Then we propose to picture a reader-creator of herself, that at the same time she seeks in her memories the biographic aspects to her narrative, she converts this reality with the insertion of fictional elements from the imagination (SARTRE, 2008)