CRAVO DO CANAVIAL: MIMESE CORPÓREA EM PROCESSO E A CONSTRUÇÃO DE UMA DRAMATURGIA CÊNICA
PALAVRAS-CHAVES: TEATRO, MIMESE CORPÓREA, MARACATU RURAL, ATOR, COMPOSIÇÃO
KEY-WORDS: THEATER, CORPOREAL MIMESIS, RURAL MARACATU, ACTOR, COMPOSITION.
RESUMO Essa dissertação se deu a partir de uma investigação sobre a aplicação da Técnica da Mimese Corpórea, sistematizada pelo Lume, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, associada à matriz do Maracatu Rural, especificamente do grupo Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata – PE), a fim de fomentar o treinamento e o trabalho de composição do ator. A partir de uma metodologia empírica, que se utilizou da análise de experiências práticas – processo de aplicação da Mimese Corpórea e montagem de espetáculo teatral – associada à pesquisa bibliográfica, pude investigar caminhos de possível re-significação desta Técnica, utilizando elementos referentes ao ritual e ao jogo presentes na manifestação popular em questão e experimentar através da concepção do espetáculo Cravo do Canavial tais caminhos.
ABSTRACT |
The present dissertation has begun with an investigation about the application of the Technique of the Corporeal Mimesis, systematized by the Lume, Interdisciplinary Center for Theatrical Research of Unicamp, associated with the matrix of Rural Maracatu, specifically of the group Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata – PE), with the purpose of promote the training and the composition work of the actor. Starting from an empirical methodology, which used the analysis of practical experiences – the application process of the Corporeal Mimesis and the construction of a theater play – associated with bibliographical research, I could investigate possible ways of re-signification of this technique, using components related to the ritual and the game present in the popular event in question, and experience such paths through the conception of the play Cravo do Canavial.