Tema e Encenação: Processo de Criação da Asmarias Cia de Teatro
Palavras-Chave: Tema, improvisação, texto, dramaturgia, encenação, processo criativo, pedagogia do teatro
Key-Words: Theme, improvisation, text, dramaturgy, Regie, staging, creative process, pedagogy of the theater
Resumo: Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tem como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do processo criativo, no movimento entre tema e encenação, desenvolvido pela AsMarias Cia de Teatro ao longo de dez anos, que desencadeou a montagem do texto dramático, Mateus e Mateusa, de Qorpo Santo. A seleção de documentos em formatos de textos escritos, fotográficos e fílmicos para a reconstrução do processo criativo, está sendo orientada por uma metodologia de pesquisa baseada na arqueologia teatral, no paradigma indiciário e nas experiências narradas segundo as abordagens de Pavis (2005), Ginzburg (1989), e Benjamin (1985). Entrevistas com as atrizes da Cia de Teatro norteiam a sistematização dos jogos teatrais livres e temáticos, assim como, as escolhas dos objetos e figuras cênicas descritas e analisadas. No momento, percebe-se que o contexto em que o processo criativo foi realizado, e, os procedimentos na elaboração e no trabalho com o texto dramático associados ao caráter educativo institucional e suas opções metodológicas do ensino do teatro, inserem-se na abordagem da pedagogia do teatro.
Abstract: Set in the context of the educational initiatives of the Casa Renascer, a non-governmental organization, located in Natal RN, which has as its primary purpose the care of children and adolescent girls in vulnerable situations, this research focuses on describing and analysis of the creative process in motion between theme and Regie (staging), developed by Asmarias Cia de Teatro over ten years, which triggered the assembly of the dramatic text, Mateus e Mateusa of Qorpo Santo. The selection of documents in formats of written texts, photographic and filmic for reconstruction of the creative process is being guided by a research methodology based on theatrical archeology, the evidential paradigm (The “indiciário” method or paradigm) and the experiences recounted according to the approaches of Pavis (2005), Ginzburg (1989) and Benjamin (1985). Interviews with the actresses of the Theatre Company guide the systematization of theater games and free themes, as well as the choices of objects and pictures and described and analyzed scenes.At the moment, we realize that the context in which the creative process was conducted, and procedures in preparing and working with the dramatic text associated with the educational institution and their methodological choices in teaching theater, fall into the approach of Pedagogy of the theater.