Banca de DEFESA: JOSÉ WALTER ALMEIDA SÁ

DISCENTE : JOSÉ WALTER ALMEIDA SÁ
DATA : 10/06/2024
LOCAL: DEART e Videoconferência

(AN)DANÇAS NEGRAS COMO PERCURSO PEDAGÓGICO NOS PROCESSOS CRIATIVOS DE ARTE-EDUCAR

danças negras, arte-educação, corpo-memória, corpo-território, encruzilhada.

Esta pesquisa investiga princípios de processos criativos em arte-educação, que emergem em práticas artístico-pedagógicas com danças negras na escola, em suas relações entre corpo-memória (Fonseca, 2020), corpo-território (Miranda, 2022) e corpo-tela (Martins, 2022), junto à metodologia somático-performativa (Fernandes,2014). Realizada numa turma de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Celestino Pimentel (Natal-RN), a pesquisa seguiu em meio a um processo contracolonial (Santos, 2023), desaguando pelas danças negras como principal movente de uma pedagogia centrada no corpo e na imersão de suas confluências, que se revelam como princípios possíveis de processos criativos em arte-educação, e se desdobram numa reflexão acerca da escola como um lugar de ampliação, inventividades e possibilidades contra-hegemônicas, rediscutindo-se principalmente o papel antirracista da arte-educação.

Interna - 2319863 - ANA CALDAS LEWINSOHN
Presidente - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO