UMA EXPERIÊNCIA COM O NÚCLEO DE CRIAÇÃO DA TEATRARIA AO CUBO: A COMPOSIÇÃO DO ESPETÁCULO "CASA CHEIA"
Experiência, Processo Criativo, Six Viewpoints, Viewpoints, Composição.
Esta pesquisa analisa uma experiência realizada com o Núcleo de Criação da Teatraria ao Cubo, na composição do espetáculo “Casa Cheia”. Interessado em aprofundar os meus estudos da noção de experiência, busco o aporte teórico de autores da educação e da filosofia para atender esse desejo nesta etapa da minha formação. Orientado por procedimentos de uma pesquisa participante, busco construir um roteiro para identificar quais foram os afetos e arranjos da minha experiência com esta iniciativa e relatar a arquitetura da composição do espetáculo. Esta composição compreende basicamente o treinamento realizado pelo grupo com os Six Viewpoints, técnica sistematizada pela artista estadunidense Mary Overlie e reestruturada posteriormente, apenas como “Viewpoints” pela diretora de mesma origem, Anne Bogart, a realização de um curso-montagem com atores interessados em fazer parte do projeto, o movimento coletivo de criação da dramaturgia, através de improvisações realizadas na sala de trabalho, a realização de ensaios abertos para a comunidade e a temporada de seis apresentações do espetáculo Casa Cheia, um circuito narrativo de histórias, pautado na memória dos atores sobre o universo da velhice.