MARA(CATUCANDO) QUESTÕES RACIAIS: UM CORTEJO EM HOMENAGEM A CULTURA NEGRA
Maracatu, Cultura Negra, Dança, Criação.
A dissertação em questão é um cortejo de Maracatu no caminhar que enaltece a cultura negra, propõe laboratórios intitulados Maracatucar, em uma perspectiva de “catucar” (chamar a atenção) dos bailarinos do grupo Cinese e você, caro leitor, sobre as questões raciais, gerando, portanto, uma discussão em torno do Maracatu enquanto instrumento de luta negra, enquanto uma dança popular de matriz africana, bastante presente, aliás, na nossa cultura nordestina. O estudo visa ressaltar as possibilidades, existentes nos estudos do campo da dança como linguagem, para a obtenção de um reconhecimento sobre ser um corpo negro na sociedade e como isso reflete no contexto social. No que tange a metodologia é uma pesquisa de revisão de literatura e de estudo de caso que se fundamenta nos estudos da Coreologia de Rudolf Laban (1990) e na Dança/Arte pelos sentidos de Patrícia Leal (2012). Pretende-se, pois, problematizar questões raciais, por meio da experimentação e da criação, levando à reflexão sobre o Maracatu, expressão cultural esta que ecoa em si a luta do povo negro.