A DANÇA E O TOCAR: REFLEXÕES NO CONTEXTO DO ENSINO DE DANÇA
dança; tocar; ensino; experiência.
O presente trabalho busca discutir sobre a importância do tocar no contexto do ensino da dança dialogando com algumas práticas corporais que utilizam o toque como referência, tais como o Contato Improvisação de Steve Paxton e a Eutonia de Gerdar Alexander. A abordagem metodológica tem como base a Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e parte das experiências vividas pela pesquisadora e por seus alunos da Escola de Arte e Cultura PRO-ARTE da cidade de Guamaré-RN-Brasil. Para a discussão se aproxima de autores como: Ashley Montagu, Maturana e Varela, Jorge Larrosa, Karenine Porpino, José Gil, dentre outros. As primeiras reflexões apontam para possibilidades de ensinar dança partindo das sensações proporcionadas pelo tocar e consideram que o toque na pele também atravessa o invisível sendo capaz de despertar a consciência do indivíduo para sua dança. Embora a origem sensorial do toque seja percebida na pele, suas consequências vão além do que é sentido pelo tato e pelo visível.