CARTAS DE UM FEMININO TRÁGICO: UMA ANÁLISE DRAMATÚRGICA SOBRE OFÉLIA, DESDÊMONA E LAVÍNIA
Morte feminina; Shakespeare; Dramaturgia.
Esta pesquisa é produto de uma reflexão teórica sobre a obra dramatúrgica do escritor inglês William Shakespeare e a morte feminina na tragédia, mediante a análise de três obras do autor: Tito Andrônico (1594), Hamlet (1601) e Otelo, o mouro de Veneza (1604). O trabalho se detém à análise dessas três obras do autor para compreender os seguintes pontos: o silenciamento feminino, o valor da castidade, o direito da mulher sobre seu corpo, como e porquê se matam as mulheres na tragédia. O estudo sobre a morte feminina nas tragédias é trabalhado a partir da análise dos escritos de Nicole Loraux e do estudo de teóricas feministas, principalmente Simone de Beuavoir e Luce Irigaray, sobretudo ao que concerne ao lugar da mulher da sociedade e na linguagem. Além disto, aborda-se a construção de um espetáculo cênico com base nestes estudos, para isto a principal guia é a tese de doutorado da Ana Cristina Colla. A partir dos estudos das três personagens das peças mencionadas, Lavínia, Ofélia e Desdêmona, da análise das mortes das mulheres na literatura e em alguns casos reais e da construção dramatúrgica deste objeto cênico, poder-se-á compreender, mais profundamente, os diferentes aspectos da representação feminina na dramaturgia teatral, principalmente, no que se refere à Shakespeare.