AS AULAS-ENCONTROS DE UM ARTISTA-PROFESSOR: UM PROCESSO RITUALÍSTICO DE ENSINO
Teatro: Educação: Arte do Encontro: Processo Ritualístico de Ensino.
A seguinte pesquisa, em andamento, fundamenta-se nos alicerces do Teatro e da Educação, busca contribuir para os processos de estudos das grandes áreas, bem como apontar novas possibilidades para o ensino de Teatro na Educação Básica. Desse modo, um dos focos da pesquisa está sob a figura do professor de Teatro que nesse trabalho é entendido como um fazedor da própria arte que ensina, aproximando-se assim dos conceitos de Professor-Artista (STRAZZACAPPA, 2006), Professor-Performer (ICLE, 2013) e ainda Diretor-Pedagogo (HADERCHPEK, 2009). Logo, o professor, passa a ocupar uma função mediadora entre o aluno e a prática teatral, conduzindo-o através de Aulas-Encontros, noção a ser polida ao longo do processo de pesquisa, mas que se pauta na ideia da Arte do Encontro de Grotowski (2011), que contribui, diretamente, para o pensamento metodológico do trabalho que busca expandir a compreensão de aula através de um convite do professor para o aluno. Auxiliada também por parâmetros curriculares essa pesquisa terá ao seu fim investigado e talvez compreendido o processo de ensino de forma mais global, como um ritual que valoriza aspectos mais humanos e sensíveis das práticas pedagógicas no campo das Artes.