Ficcionalização do drama da seca e subjetivação política: um estudo teórico-prático a partir do trabalho da Cia. Engenheiros da Arte.
Palavras-Chave: drama, estética, política, história, ficção
Key-Words: drama, aesthetics, politics, history, fiction
RESUMO: A pesquisa investiga a relação ficção / história, estética / política, processo dramatúrgico / cultura, na reescrita do fato histórico da seca no Nordeste. Recupera a emergência, a partir do final do século XIX, de um mundo figurativo sobre o sofrimento da seca, centrado na figura do retirante, que agencia estruturas de sentimento em torno dessa questão social, com o intuito de apontar para uma consciência política das fronteiras entre o lugar da arte e sua dimensão social. Essa reflexão se desdobra em dois procedimentos, a saber: primeiro, analisar a peça Campo de Concentração de 32, de Valdecy Alves, encenada anualmente pela Cia. Engenheiros da Arte, em Senador Pompeu, Ceará, que atualiza a memória social referente à experiência da seca de 1932 naquela região; segundo, realizar um experimento de criação dramatúrgica que retoma a figura do retirante, reposicionando-a conforme a problematização acerca da fronteira arte e sociedade.
ABSTRACT: The research investigates the relation between fiction / history, aesthetics / politics, dramaturgy / culture in writings about the historical experience of drought in Northeast, Brasil. First, it searches for the emergence, at the end of nineteenth century, of images of the suffering caused by the drought – specially the image of the “retirante”, that evoque feelings towards the social question of drought, aiming to point to a political consciousness of the limits between art and its social dimension. This investigation constitutes a base to: first, analyses the play Campo de Concentração de 32, by Valdecy Alves, produced by Cia. Engenheiros da Arte, in Senador Pompeu, Ceará, which articulates social memory about the 1932 drought in that region; second, write a play the recreates the figure of the retirante considering the questions about art and society previously developed.