A CENA CONTEMPORÂNEA AOS PEDAÇOS: OBSERVAÇÃO DE UM EXPERIMENTO.
Palavras-Chave: Teatro, Pedagogia, cena em fragmentos, procedimento.
TENTAMOS NOS RELACIONAR NESSA PESQUISA COM OUTRA LÓGICA, DESCOBRIR UM CAMINHO DE ABORDAGEM PRÁTICA PARA NOS APROXIMARMOS DE UMA CRIAÇÃO COMPOSTA DE FRAGMENTOS E UMA BUSCA DE PARÂMETROS PARA A ESTÉTICA DA APROPRIAÇÃO. NESSE SENTIDO, ENCONTRAMOS RELAÇÃO COM O TEATRO COMPOSTO POR FRAGMENTOS, ONDE DIFERENTES ESTÉTICAS TEATRAIS SÃO APROPRIADAS E OS ESTILOS DE REPRESENTAÇÃO SÃO MESCLADOS UNS COM OS OUTROS. DISCORREREMOS NO PRIMEIRO CAPÍTULO SOBRE O TEATRO COMPOSTO DE FRAGMENTOS, E PERCORREREMOS PISTAS ATRAVÉS DE ALGUNS ENCENADORES NOS COMUNHOS DA CENA CONTEMPORÂNEA. NO SEGUNDO CAPÍTULO BUSCAMOS PROCEDIMENTOS E CONCEITOS DE ATMOSFERA DE MIKHAIL TCHEKOV (CHEKHOV, 1996), E A TRANSIÇÃO DE ASPECTO-A-ASPECTO DE SOCTT McCLOUD (2005). NA TERCEIRA PARTE DESCREVEMOS A OBSERVAÇÃO DO EXPERIMENTO REALIZADO COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, JUAZEIRO, CEARÁ, NO ANO DE 2010. UTILIZANDO A METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO, OBSERVAMOS QUE A ESCRITA CÊNICA FINAL DO EXPERIMENTO, DENOMINADO "TOQUE-ME", E A APRESENTAÇÃO NAS CIDADES DO CRATO E BARBALHA, NO MÊS DE AGOSTO DE 2010, CONTINHAM ELEMENTOS DAS ESTRATÉGIAS DO TEATRO DE FRAGMENTOS E OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS DO TEATRO CONTEMPORÂNEO.