Entre as Fitas e a Roda: A Árvore dos Mamulengos e o Teatro de Rua em Mossoró.
Palavras-Chave: Apropriação, Dramaturgia, Teatro de Rua, Processo Colaborativo, Cultura Popular.
Key-Words: Appropriation, Dramaturgy, Street Theatre, Collaborative Process, Popular Culture.
RESUMO: A pesquisa que ora apresentamos é o resultado da análise da montagem do espetáculo teatral de rua intitulado A Árvore dos Mamulengos, decorrente da apropriação do texto dramatúrgico de autoria de Vital Santos, mantido em temporada durante os anos de 1989 e 2001, pela Companhia Escarcéu de Teatro, na cidade de Mossoró/RN. Mapeamos a partir das vozes e memórias dos atores e atrizes que vivenciaram a experiência da encenação, os desdobramentos e conquistas decorrentes dos doze anos da temporada. Em nosso estudo consideramos a importância da opção pelo espaço aberto de ruas e praças, local da representação do espetáculo, como fator catalisador das escolhas estéticas do grupo, e a adoção do processo colaborativo como metodologia de trabalho pelos realizadores da encenação, bem como, os determinantes sócios culturais locais em que o espetáculo foi realizado.
ABSTRACT: The research that we are presenting now is a result of the analysis of Mount Street theatrical show named A Árvore dos Mamulengos, arising from the appropriation of the dramaturgic text authored by Vital Santos, maintained in season during the years 1989 and 2001, by Companhia Escarcéu de Teatro, in the town of Mossoró/RN. We map from voices and memories of actors and actresses that experienced of staging, developments and achievements resulting from twelve years of the song. In our study we consider the importance of option by the open space of streets and squares, local representation of the spectacle, as catalyst factor of aesthetic choices of group, and the adoption of the collaborative process as work methodology staging by interpreters, as well, local cultural determinants partners where the was performed.