DANÇA E DISCURSO:POÉTICAS E NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA EM CORPOS DISSIDENTES
Dança. Discurso. Processos criativos. Corpos dissidentes.
A presente dissertação intenta analisar e refletir sobre as poéticas e narrativas de resistência inscritas em corpos dissidentes, que se apresentam como instâncias discursivas na dança contemporânea. Compreende-se a dança enquanto potência enunciativa que se materializa nos discursos dançados, como performatização de mobilizações, projetadas na cena como atos políticos de enfrentamento a determinados padrões e micropolíticas que emergem do corpo-sujeito que dança e (d)enuncia. Dessa forma, propõe-se a discutir como se constroem e se apresentam tais configurações na dança, partindo da análise de processos criativos das Companhias potiguares Gira Dança e CIDA (Coletivo Independente Dependente de Artistas). Apresenta-se, metodologicamente, como um Estudo de Caso (YIN, 2001). Pretende-se demonstrar como a potência discursiva da dança parte da ação engajada e coletiva de agrupamentos e sujeitos que se lançam em uma rede de projeção de sentidos, imagéticas e dissidências.