PESQUISADORADESI:INDIVIDUAÇÃOECRIAÇÃO RITUALÍSTICA NAS ARTES DA CENA
Teatro Ritual; Deusa Tríplice; Individuação; Experiência; Ancestralidade.
A pesquisa intitulada Pesquisadora de Si: Individuação e Criação Ritualística nas Artes da Cena caminha pela vida e pela arte, pela ancestralidade e pela cultura, trafegadas pela autora. O principal objetivo deste estudo é verificar de que modo as pesquisas sobre si podem contribuir para os processos de criação nas artes da cena. Na busca por caminhos que desemboquem em uma cena ritualística a artista criadora tece relatos de suas próprias experiências (LARROSA, 2014) no campo das artes usando como principal fonte de inspiração a ancestralidade vivida no ceio familiar. Nesta trama a autora costura a vida real, os processos de criação e os processo de individuação (JUNG, 1991) trazendo à tona os atravessamentos provocados sobre sua vida em um universo dominantemente patriarcal. Estes relatos permitem um resgate do feminino e promovem um encontro da pesquisadora consigo mesma em seu corpo-casa-memória que é amparado pela mitologia da Deusa Tríplice e suas faces. A fim de criar um diálogo entre o fazer e o pensar a pesquisadora tece relações com o Teatro Ritual (HADERCHPEK, 2020), com a obra Mulheres que Correm com os Lobos (ÉSTES, 2014), e com A Jornada da Heroína (MURDOCK, 1990). Das tensões nascidas do encontro do corpo com as estruturas vigentes e as situações corriqueiras que compõem o ser mulher, artista e professora, irrompe uma contínua reflexão da pesquisadora sobre o seu próprio ser. Essa reflexão permite à pesquisadora uma compreensão das tramas que compõem a sua vida e evidenciam o diálogo com o coletivo e as práticas que a atravessam.