A Escuta do Corpo Radicante: Diálogos entre Vida, Educação e Arte
Escuta do corpo; docência; corpo radicante; professor-artista
Esse trabalho tem como enfoque processos investigativos relacionados à práticas corporais focadas na Escuta do Corpo, tomando como referência os estudos de Miller (2007) e Clark (2011) em diálogo com a obra “Fenomenologia da Percepção” de Merleau-Ponty (2000) e os estudos da alteridade (BAKHTIN & VOLOCHINOV, 1979). A pesquisa se orienta pelos trajetos, e desvios, da minha experiência como artista e professora de Artes/Dança da rede pública de ensino de Pamamirim/ RN. Das tensões nascidas do encontro do meu corpo com a estruturas vigentes e as situações corriqueiras que compõem a rotina escolar, aliadas ao desafio da educação inclusiva dentro do contexto da educação pública, emerge a necessidade de uma nova reflexão sobre mim, o meu fazer docente e artístico. Esse trabalho reflete as descobertas deste corpo radicante (BOURDIEU, 2007; MOTTA, 2014), sobre a própria história, a docência e o fazer artístico, abrindo caminho para uma percepção mais atenta sobre as tramas que compõem a vida e, em especial, o diálogo com esses corpos outros que nos atravessam no dia a dia e na sala de aula.