Costurando uma narratriz: experiências de criação artística/educacional em contação de histórias
contação de histórias, narratriz, performance narrativa, corpo narrativo, escola
Esta Dissertação tem como objetivo cartografar elementos que emergem em experiências de criação artística em contação de histórias na escola, para além da sala de aula, e que possam estar envolvidos na composição do que chamamos de narratriz. Escolhendo o espaço escolar como lócus performático, conversamos com os conceitos de artista/docente de Isabel Marques (2011; 2014) e professor-performer de Naira Ciotti (2014), circunscrevendo-os na educação básica. A investigação acontece a partir da instauração de performances narrativas no Colégio de
Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, costuradas às memórias de meu percurso pessoal como
contadora de histórias e a pesquisas de contadoras/es de histórias brasileiras/os sobre a narração oral no mundo
contemporâneo. É através dessas tecituras que está emergindo uma caracterização do híbrido narratriz, em diálogo
com discussões sobre corpo e performance, em teóricas/os como Eleonora Fabião (2008), Paul Zumthor (2014) e
Suely Rolnik (2016), bem como com o conceito de experiência em Jorge Larrosa (2014; 2018). A pesquisa tem
indicado também a ação narratúrgica como criação da narratriz, a partir dos estudos de José Sanchis Sinisterra, que
aqui pretendemos entrelaçar com escritos sobre performance narrativa.