Poéticas de atuações múltiplas em encenadoras da região do Cariri e suas contribuições na formação de artistas polifônicos.
Poética de atuação múltipla, encenação, polifonia.
Esta pesquisa de mestrado investiga a poética de atuação múltipla em encenadoras e as interferências que essa forma de atuação provoca nos demais envolvidos na criação teatral, o que temos investigado como formação de um discurso polifônico. A atuação múltipla é abordada na pesquisa como a capacidade de as encenadoras desenvolverem mais de uma função na cena teatral, e a polifonia é entendida como a possibilidade de o artista desenvolver seu objeto cênico, numa relação de apropriação entre os demais discursos advindos dos artistas que compõem a criação teatral. Para refletirmos essa questão temos como estudo de caso as encenadoras que atuam na região do Cariri, no sul do Ceará: Cecília Raiffer, que é encenadora e dramaturga da Cia. Engenharia Cênica; Carla Hemanuela, que é encenadora e figurinista/cenógrafa do grupo de teatro Trupe dos pensantes; e minha atuação como encenadora, iluminadora e coreógrafa no Coletivo Atuantes em Cena. É possível considerar a partir da reflexão ora apresentada que as encenadoras pesquisadas vêm construindo sua poética numa relação dialógica e horizontal com os demais envolvidos. Nesse sentido, a pesquisa reflexiona sobre a prática de criação teatral numa vertente que se dá pelo viés da troca entre os conhecimentos dos envolvidos, o que facilita a prática de autonomia na cena teatral e fortifica o trabalho grupal.