As Personagens Negras de Capitães da Areia: Da Invisibilidade à Estética Realista.
Jorge Amado, Capitães da Areia, realismo, subalternidade, cinema.
Key-words: Jorge Amado, Capitães de Areia, realism, subaltern, cinema.
A pesquisa que resultou no trabalho “As personagens negras de Capitães da Areia em cena” analisou parte do rico universo de um dos principais autores nacionais e a sua relação com o cinema. Jorge Amado tem uma relação intrínseca com a Indústria Cultural. Desde a década de 1940, o escritor, de alguma forma, tem emprestado suas obras para o cinema. Dentre elas, escolhemos como objeto de estudo, o livro Capitães da Areia, romance lançado na década de 30. O romance relata a história de um grupo de meninos abandonados e que moram em um trapiche à beira mar, em Salvador. O romance foi traduzido em 2011 para o cinema, cuja direção ficou por conta de Cecília Amado, neta de Jorge Amado. O elenco principal é composto por adolescentes, não atores, afrodescendentes, que foram selecionados para os papéis, indicando que a diretora tinha um desejo de realismo em sua obra. O trabalho teve como objetivo geral a representação das personagens negras no filme Capitães da Areia, trazendo o debate dos arquétipos e estereótipos do negro no cinema. Consideramos que o objetivo geral tenha sido atingido, pois através da análise comparativa texto-fonte e filme, pudemos compreender a construção das personagens baseadas no paradigma da fidelidade fílmica.