CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA
Violência doméstica. Criança. Infância. Educação Infantil.
O estudo apresenta a problemática da violência doméstica contra crianças de 0 a 05 anos no contexto dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) no município de Natal-RN. Constitui-se em uma análise sob o enfoque teórico-metodológico de base qualitativa tendo como pressuposto a violência doméstica contra crianças nas suas dimensões sociais, legais, histórico-culturais que norteiam o tema. Objetiva investigar se os educadores infantis são capazes de identificar possíveis situações de violência doméstica contra crianças que se encontram sob sua responsabilidade e ainda se, em casos de suspeita ou identificação de casos concretos sabem quais encaminhamentos devem ser adotados. O percurso estabelecido entre conhecimento e método envolve: análise conceitual sobre a infância, a educação infantil e a violência doméstica contra crianças, além de observação e entrevistas com as equipes que atuam nos CMEI. Apreendem-se nesse estudo as contradições existentes no enfrentamento da violência doméstica contra crianças. Mesmo tendo conhecimento teórico sobre a temática, os educadores infantis não conseguem dar os encaminhamentos adequados no sentido de proteger a criança e fazer cessar o abuso. Identifica-se a necessidade de que sejam realizadas formações em serviço.