O ENSINO EM SERVIÇO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS(AS) ASSISTENTES SOCIAIS NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
Ensino em serviço; Residência Multiprofissional em Saúde; Serviço Social; Formação Profissional;
A presente proposta de pesquisa objetiva apreender os fundamentos da concepção Ensino em Serviço e sua relação com a formação dos(as) assistentes sociais nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN. Desse modo, a expressão do Ensino em Serviço remete à uma formação pelo trabalho que assume tendências tecnicistas, pragmáticas e aligeiradas, se expressando, portanto, como uma das inflexões do projeto neoliberal no ensino superior público. A partir dessas aproximações iniciais, partimos do pressuposto que a concepção de Ensino em Serviço que fundamenta os programas de Residência Multiprofissional em Saúde se apresenta como uma das formas de separação entre o trabalho manual e intelectual. A metodologia da pesquisa está fundamentada no método materialista histórico-dialético e serão utilizados enquanto recursos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental e o questionário, que será realizado com assistentes sociais egressos dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN, a fim de apreender as concepções destes(as) acerca do Ensino em Serviço e das contribuições da Residência para a formação profissional. De maneira geral podemos inferir que a concepção de Ensino em Serviço incide de forma contraditória e complexificada na formação dos(as) Assistentes Sociais nesses Programas, o que sinaliza a existência de dissensos entre os projetos de formação particulares da área de Serviço Social e as tendências da formação na Residencia Multiprofissional, suscitando a seguinte questão de pesquisa: quais os fundamentos ideo-políticos e teórico-metodológicos da concepção de Ensino em Serviço e suas repercussões para a formação da Residência em Serviço Social? Assim, esperamos contribuir com o debate acerca das Residências em Saúde, dadas as lacunas teóricas originadas da pouca discussão sobre a concepção de Ensino em Serviço que norteia os programas de Residência Multiprofissional e a inserção dos(as) assistentes sociais neste contexto, ao mesmo tempo que pretende adensar o debate desta temática na academia e nos espaços de organização da categoria