A (NOVA) MORFOLOGIA DO TRABALHO DA/O ASSISTENTE SOCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NO CONTEXTO DE ULTRANEOLIBERALISMO E DA PANDEMIA DA COVID-19
Serviço Social; (nova) morfologia do trabalho; ultraneoliberalismo; pandemia;
O presente projeto de pesquisa busca apreender as expressões da (nova) morfologia do trabalho do Serviço Social no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no contexto de ultraneoliberalismo e da pandemia da covid-19 no Brasil, com a delimitação do quinquênio 2016-2020. Nos subsidiaremos na teoria social crítica como fio condutor da abordagem, buscando perceber os processos sociais com base em sua historicidade e dinâmica, através de aproximações sucessivas para desvelar a essência do objeto. Para tanto, realizaremos pesquisa de caráter quanti-qualitativo, por meio de revisão de literatura permanente, pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevista semi-estruturada, enviada de forma on-line, com as/os assistentes sociais que compõem o quadro do IFRN. Para aprofundarmos as questões realizaremos um grupo focal, com uma amostra de 30% do total, de modo on-line, objetivando dialogar de forma mais interativa com as/os profissionais. Destacamos que o conjunto de transformações ocorridas no capitalismo e no mundo do trabalho incide sobremaneira no trabalho profissional com novos redesenhos nos diversos espaços ocupacionais, especialmente diante do cenário da pandemia do novo coronavírus. Desse modo, espera-se que o estudo contribua com as discussões sobre os Fundamentos do Serviço Social, por meio das considerações acerca do trabalho profissional na educação, oportunizando a ampliação dos debates já existentes, além de trazer a análise dos novos elementos que envolvem o objeto.