As necessidades humanas em Agnes Heller
Agnes Heller. Escola de Budapeste. Necessidades Humanas. Marxismo.
A tese ora apresentada tem como categoria central de análise as necessidades humanas discutida a partir da contribuição da filósofa húngara e integrante da Escola de Budapeste, Agnes Heller. A justificativa do estudo em epígrafe relaciona-se principalmente com o fato de que, apesar de ser significativamente utilizada, a produção helleriana sobre as necessidades humanas ainda se constitui como um campo de incógnitas na produção teórica do Serviço Social. Nesse sentido, questionamos qual a contribuição de Agnes Heller sobre as necessidades humanas e como a categoria de necessidades radicais se situa no debate helleriano, tentando identificar se é possível articular o debate das necessidades humanas e radicais a partir de Heller ao arcabouço teórico marxiano. Portanto, com este estudo objetivamos de maneira geral analisar as necessidades humanas a partir da contribuição de Agnes Heller, analisando especificamente o contexto, a composição e a importância da Escola de Budapeste; abordando a vida e a obra de Agnes Heller; e discutindo criticamente as principais obras sobre o tema das necessidades humanas. Para chegar a este fim, utilizamos como perspectiva de análise o método crítico dialético marxiano, e como procedimentos metodológicos as técnicas de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, a partir da utilização de fontes primárias e secundárias, através de leituras e fichamentos de materiais disponíveis em meio eletrônico ou em exemplares físicos. Sustentamos a ideia de que o desenvolvimento da Teoria das Necessidades na obra helleriana demonstra que houve um processo de aproximação e afastamento de Marx e do marxismo, resultando em uma produção que absorveu várias influências filosóficas de pensamento, partindo da reflexão sobre os principais eventos históricos do século XX e em particular do contexto vivenciado na formação social húngara, resultando numa produção eclética sobre o tema, o que conforma uma teoria das necessidades própria.