O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a particularidade da dimensão educativa na assistência estudantil
Educação Superior, Exercício Profissional, Dimensão Educativa, Assistência Estudantil.
Considerando as ações de assistência estudantil como instrumentos legítimos e importantes da dimensão técnico-operativa do exercício profissional dos assistentes sociais, observamos a prática profissional nesses espaços sociocupacionais restrito à competência burocrática, que acaba por subestimar a dimensão educativa, social e política da profissão, criando uma tensão na caracterização do assistente social inserido na política de assistência ao estudante. Nesse sentido, a pesquisa propõe analisar a dimensão educativa do exercício profissional do assistente social na politica de assistência estudantil nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte - RN, visando compreender sua particularidade a partir das ações pedagógica-interpretativas materializadas no contexto do atendimento aos educandos. Para tanto, buscaremos mapear e caracterizar as IFES no RN e localizar a inserção do Serviço Social em seus quadros técnico-profissionais; identificar as ações desenvolvidas pelos assistentes sociais no seu exercício profissional na assistência estudantil e compreender e analisar as ações pedagógica-interpretativas que particularizam a dimensão educativa do exercício profissional do assistente social na assistência estudantil. Nossa análise se fundamentará no método do materialismo histórico-dialético, com a abordagem de análise de natureza essencialmente qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa as/os assistentes sociais atuando na política de assistência estudantil nas IFES, localizadas nas 4 (quatro) mesorregiões do RN. Para a coleta de dados serão utilizados questionários de pesquisa, contendo questões abertas e fechadas, que serão analisados a partir da técnica de análise de conteúdo.