Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA DA COSTA SANTOS

DISCENTE : JULIA DA COSTA SANTOS
DATA : 30/09/2024
LOCAL: Link de acesso para videoconferência: https://meet.google.com/bxa-cnkx-pfe

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E PROPRIEDADES BIOATIVAS DO ÓLEO DE SAPUCAIA (Lecythis pisonis)

Lecythis pisonis, α-amilase, α-glicosidase, amiloglicosidase, antioxidante.

Lecythis pisonis, também conhecida como sapucaia, é uma espécie amplamente distribuída no Brasil. As sementes, folhas e caule da sapucaia são usadas popularmente no tratamento da diabetes, tosse, dor muscular, prurido e entre outras aplicações. As castanhas possuem elevado teor lipídico, que pode chegar a 64%. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características físico-químicas e propriedades bioativas do óleo de sapucaia. Para isso, o óleo foi avaliado em relação às características físico-químicas, perfil dos ácidos graxos, que apresentou uma elevada concentração de ácidos graxos insaturados, destacando o ácido linoléico (53%) e oléico (25%). Possui uma concentração de fenólicos totais de 291,77 mg EAG.g-1 e alta estabilidade térmica com início de decomposição à 360,63 °C. Além disso, foi identificada a atividade antioxidante do óleo pelos métodos de captura dos radicais DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazil) e ABTS (2,2´-azinobis 3-etilbenzotiazolina-6 ácido sulfônico) e capacidade antioxidante total (CAT). Ademais, o óleo de sapucaia mostrou a capacidade de inibir, in vitro, as enzimas α-amilase, α-glicosidase e amiloglicosidase que atuam no metabolismo da glicose. Desta forma, os resultados obtidos neste trabalho ampliarão os conhecimentos sobre as características físico-químicas, atividades biológicas e potenciais aplicações do óleo de sapucaia, de modo a difundir e despertar interesse pela indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética, contribuindo também com a valorização da cadeia produtiva do fruto, economia local e preservação da espécie, proporcionando geração de renda para a região produtora.

Presidente - 1544647 - MATHEUS DE FREITAS FERNANDES PEDROSA
Externa à Instituição - NATHALIA KELLY DE ARAUJO - IFRO
Externo à Instituição - SÉRGIO DANTAS DE OLIVEIRA JÚNIOR - INPA
Notícia cadastrada em: 11/09/2024 13:22