CARACTERIZAÇÃO DAS CATEGORIAS DE SKEMP DE COMPREENSÃO RELACIONAL E COMPREENSÃO INSTRUMENTAL EM TERMOS DA SUA NOÇÃO DE ESQUEMA
Compreensão Relacional; Compreensão Instrumental; Esquema; Quaternos Pitagóricos.
O presente trabalho apresenta uma descrição sistemática acerca do que significa, segundo
Skemp, compreensão relacional e compreensão instrumental, no âmbito da aprendizagem
matemática, sendo que tivemos como norte à sua compreensão sobre esquema. Sobretudo,
analisamos alguns trabalhos acadêmicos, na área de Educação Matemática, que fizeram uso
das categorias de compreensão relacional e compreensão instrumental enquanto instrumento
avaliativo e detectamos que na maioria dos casos a análise é pontual. Diante disso,
considerando que o esquema inerente à compreensão relacional apresenta uma rede de ideias
conectadas e não isoladas, investigamos se a análise global, na qual considera-se a
compreensão da diversidade de conceitos contributivos à formação do conceito a ser
aprendido, é mais apropriada que a pontual, na qual considera a compreensão de conceitos de
modo isolado. Para tanto, aplicamos um módulo de ensino, tendo como conteúdo principal os
Quaternos Pitagóricos utilizando a História da Matemática e a obra de Bahier (1916). Com o
referido módulo de ensino obtivemos os dados para realizarmos tanto a análise global quanto
a pontual, utilizando como modalidade de pesquisa o Estudo de Caso, e consequentemente
realizamos nossas inferências acerca dos níveis de compreensão apresentados pelos sujeitos o
que nos possibilitou investigarmos a apropriação da análise global em detrimento da análise
pontual. Na oportunidade, comprovamos a tese que defendemos no decorrer do estudo e, além
disso, apontamos como contribuição da nossa pesquisa a evidência da necessidade de um
ensino de Matemática que promova a compreensão relacional e que avaliação a ser realizada
deve ser global, sendo necessário levar em consideração a noção de esquema e
consequentemente conhecer o diagrama esquemático do conceito a ser avaliado.