GUILHERME DE LA PENHA: Uma história do seu Itinerário intelectual em três dimensões
Guilherme de La Penha; itinerário intelectual; biografia de matemáticos; história da matemática; educação matemática.
Este estudo tem como foco central a historiografia brasileira da ciência, voltando-se especificamente para a vida e obra de um matemático-físico da contemporaneidade e passa a fazer parte de uma série de pesquisas que investigam, organizam e descrevem itinerários pessoais, intelectuais e profissionais de cientistas e educadores brasileiros. O objeto de análise constitui-se em organizar e descrever a história de vida, formação, atuação profissional e produção científica de Guilherme Mauricio Souza Marcos de La Penha (Guilherme de La Penha), considerando sua trajetória acadêmica, profissional e intelectual, de modo que a sua produção acadêmica e intelectual seja disseminada junto a comunidade científica e acadêmica brasileira. O estudo tomou a pesquisa histórica como base teórico-metodológica para a construção de uma primeira aproximação da história sobre vida e obra de Guilherme de La Penha com vista argumentar favoravelmente sobre seu perfil de um intelectual múltiplo, cujo pensamento sobre ciência, tecnologia, formação de cientistas e educadores estiveram em harmonia nos seus escritos e na sua prática profissional. Neste sentido, tomou-se os aspectos teóricos relacionados a pesquisa histórica, biografias, itinerários intelectuais, arquivos e inventários como fontes e veículos de construção histórica tendo em vista apontar os elementos essenciais à formação de um perfil transdisciplinar do intelectual historiado. Os resultados apontaram em diversas direções dentre as quais pode-se destacar a criação da Seção Guilherme de La Penha, a produção de vários artigos e a proposta de exposições documentais que possam contribuir para o entendimento da implantação de uma área científica no Estado do Pará, área essa que não se reduz apenas à produção do conhecimento, e sim, inclui a difusão, que se estabelece de diversos meios, principalmente através da educação. Assim foi possível assegurar que La Penha tem um perfil intelectual que pode ser considerado um intelectual transdisciplinar que defende a possibilidade de se formar um cientista uno e múltiplo, de atitude não linear e que dialoga com todas outras áreas de modo a ser compreendido sob um modelo de cientista neo-iluminista para o século XXI.