Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação de professores.
Paulo Freire. Formação de professores. Diálogo. Problematização. Conscientização.
Considerando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um
pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de
Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada
no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em serviço através
do Programa Especial de Formação Profissional Para a Educação Básica
(PROFORMAÇÃO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A
partir das ideias freireanas de educação problematizadora, ação-reflexão-ação,
conscientização e da análise da intervenção, defendo que a dinâmica de construção
coletiva de conhecimentos - três momentos pedagógicos (ANGOTTI, DELIZOICOV e
PERNAMBUCO) - quando intermediada pela reflexão individual proporcionada pelo
registro escrito, permite o desenvolvimento de três importantes dimensões do
conhecimento sobre a prática pedagógica: a observação e auto-observação; a
compreensão das teorias que fundamentam a ação; e a teorização. Assim, a
formação inicial e permanente de professores pode materializar seu compromisso
político numa ação concreta, coletiva e participativa de conscientização e
transformação da realidade da prática pedagógica na escola, desenvolvendo-se
como um verdadeiro círculo de ação-reflexão-ação