O VOO E OS CÂNTICOS NO QUILOMBO DE ACAUÃ: AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA E IDENTIDADE DE UMA COMUNIDADE
Acauã. Cultura. Identidade. Quilombo. Práticas Educativas.
O presente estudo identificou as práticas educativas no quilombo de Acauã, localizado na cidade de Poço Branco/RN, no tocante a compreensão das contribuições delas para o fortalecimento de cultura e identidade da comunidade quilombola pesquisada. Destacamos que o grupo de dança da farinhada das mulheres negras, a casa de farinha, a associação dos moradores, a escola municipal Maria Francisca Catarina e as religiões são identificadas como práticas educativas que revelam especificidades socioculturais, historicidade e as resistências as desigualdades sofridas pelos moradores do quilombo. As reflexões em torno dos conceitos de cultura e identidade foram referenciadas a partir da literatura freireana. Realizamos estudo da realidade para compreensão do universo significativo do qual os sujeitos da pesquisa estão inseridos. Estudo esse como observado nos três momentos pedagógicos vistos em Pernambuco (2013). Utilizamos entrevistas semiestruturadas, gravações, anotações diversas e registros fotográficos. O estudo revela que as práticas educativas são pilares para manter cultura e identidade em Acauã vivas e assim permitindo o resgate de saberes e ensinamentos de outrora na atual conjuntura quilombola.