Banca de DEFESA: ANDREIA SILVA DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREIA SILVA DE MELO
DATA : 26/07/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma de Webconferência
TÍTULO:
EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS COM O ENSINO DA DANÇA PARA PESSOAS ALUNAS SURDAS E NÃO SURDAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN

PALAVRAS-CHAVES:
Educação Inclusiva; Libras; Ensino de Dança; Pessoas surdas e não surdas.

PÁGINAS: 124
RESUMO:

A tese afirma um educar sensível por meio de jogos corporais e a dança em interfaces com a Libras, de modo a construir o conhecimento no/pelo corpo/sujeito, aberto às relações entre o individual e o coletivo. Traz uma reflexão sobre a inclusão de alunos surdos na escola e as possibilidades de ensino nas aulas de Arte/Dança para o Ensino Fundamental, anos finais. Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal de 1º e 2º graus Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante/RN. Dentre as viabilidades para se trabalhar com a Arte/Dança, elegeu-se a partir de investigações corporais, por meio do jogo, como ponto referencial para a intervenção pedagógica. O nosso escrito tem por objetivo geral analisar as contribuições do ensino da dança por meio do jogo corporal para crianças e adolescentes surdos/as e não surdos/as. Tem por objetivos específicos investigar a possibilidade de trabalhar a Dança por meio do jogo; valorizar as experiências históricas corporais trazidas pelos/as estudantes; viabilizar processos de inclusão durante as aulas teórico-práticas; favorecer o entendimento das relações históricas de movimento e de formas inclusivas que se inscrevem no processo educacional e oportunizar a todos os educandos a participação em um mesmo conteúdo de Dança contribuindo para alicerçar os saberes intrínsecos e individuais dos sujeitos. Definimos que a metodologia utilizada na pesquisa é de natureza qualitativa sociocultural com abordagem interpretativa. A escolha do tema proposto favorece o conhecimento, a valorização e ressignificação corporal por parte dos discentes, bem como, contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que se
inscrevem historicamente no corpo. Percebe-se que trabalhar com o conteúdo de Arte/Dança, de forma inclusiva, permite ampliar as visões intrínsecas dos educandos sobre o modo de perceber o mundo, como também, possibilita a descoberta de outros modos de contextualizar a dança a partir das experiências
vividas pelos alunos no decorrer da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Externa ao Programa - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO - nullExterna à Instituição - MARCIA BERSELLI
Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Externa à Instituição - TATIANA WONSIK RECOMPENZA JOSEPH - UFSM
Notícia cadastrada em: 09/07/2024 10:22
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