AS DIMENSÕES FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS SEGUNDO HANNAH ARENDT: UMA TRAVESSIA DE COMBATE À EDUCAÇÃO TOTALITÁRIA
Educação; Direitos humanos; Totalitarismo
O presente trabalho pretende analisar as reflexões político-filosóficas de Hannah Arendt, objetivando compreender a gênese da educação em direitos humanos, numa tentativa de identificar as suas dimensões formativas. O percurso da pesquisa traçado, primeiramente, averigua os contributos, partindo metodologicamente do estudo bibliográfico das obras principais de Arendt, que trazem à tona as repercussões para a educação e para os direitos humanos, a partir das pedras angulares da educação e da validade fundacional dos direitos humanos. Em um segundo momento, se propõe a analisar a natureza da educação totalitária, com a permanência dos elementos totalitários, advindos da crise do mundo moderno, representada em grande medida pelo infortúnio legado pelos regimes totalitários ocorridos no século XX. Posteriormente, intenta-se emergir, segundo a perspectiva arendtiana, uma outra fundamentação da educação em direitos humanos anticolonial, para além do arcabouço normativo, com a tarefa de compreendê-la como uma nova perspectiva, assecuratória de que a promessa vinculante da proteção da dignidade humana reside na responsabilidade de todos pelo mundo comum, alicerçado na pluralidade humana.