O CICLO GNOSIOLÓGICO DE PAULO FREIRE E A EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO
ciclo gnosiológico; emancipação do sujeito; conhecimento; problematização; dialogicidade; conscientização.
Esta tese apresenta os resultados da pesquisa intitulada "O ciclo gnosiológico de Paulo Freire e a emancipação do sujeito”, realizada como parte das atividades do curso de Doutorado vinculado ao programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A proposta desta escrita acadêmica foi estudar um aspecto da teoria de Paulo Freire que é o Ciclo Gnosiológico, respondendo ao questionamento: o ciclo gnosiológico de Paulo Freire sustenta a proposição de educar como prática da liberdade, promovendo a emancipação do sujeito? Tal problemática nos remeteu à formulação de uma hipótese sobre o cerne desta pesquisa, sendo ela a de que o ciclo gnosiológico em Paulo Freire objetiva a emancipação do sujeito. Como resultado concluímos que o ciclo gnosiológico objetiva a emancipação do sujeito porque proporciona as ferramentas necessárias para que o sujeito possa compreender sua realidade e transformá-la, agindo de forma consciente e crítica, refletindo sobre as condições em que vive, questionando os problemas e contradições existentes na realidade, buscando compreendê-los em sua complexidade a partir de uma postura crítica, reflexiva e transformadora. O recurso metodológico utilizado foi a abordagem hermenêutica que atua no campo da história da educação e se configura como sendo um método de interpretação que busca compreender os textos a partir do contexto em que foram escritos. Utilizamos também, a pesquisa bibliográfica como importante instrumento no âmbito da educação, visto que a partir de materiais teóricos já desenvolvidos, o pesquisador se debruça para responder às suas inquietações aprimorando o conhecimento através de uma investigação científica de obras já publicadas. Neste caso, as obras que deram suporte a essa pesquisa foram: Educação como Prática da Liberdade, Extensão ou Comunicação, Medo e Ousadia e Pedagogia da Esperança. Como objetivo geral buscamos compreender a contribuição do ciclo gnosiológico de Paulo Freire para a emancipação do sujeito e como objetivos específicos: entender como se dá o conhecimento dentro do ciclo gnosiológico e em que condições ele se processa; analisar a importância da conscientização, problematização e dialogicidade/linguagem para a emancipação do sujeito; compreender a relação educador - educando como sujeitos da aprendizagem e perceber a educação problematizadora como geradora de novas reflexões e ações. Com relação a estrutura da tese, ela está dividida em 05 (cinco) capítulos. No primeiro capítulo, verificamos parte da minha história educacional e o entrelace com a abordagem freiriana acerca do conhecimento até descobrir o ciclo gnosiológico de Paulo Freire. No segundo capítulo, iniciamos com a apresentação de algumas informações biográficas sobre o autor diante da perspectiva crítica da educação, em seguida, foram apresentadas as principais ideias contidas nas quatro obras já indicadas. O terceiro, para tanto, analisamos o ato de conhecer em Paulo Freire a partir das categorias de análises: o conhecimento e o ciclo gnosiológico como categorias basilares da pesquisa e a conscientização, problematização e dialogicidade/linguagem como categorias explicativas. O quarto capítulo analisou a educação gnosiológica a partir da relação educador-educando como sujeitos da aprendizagem, bem como a aplicação da educação problematizadora para a emancipação do sujeito. E o quinto capítulo ficou com os resultados finais.