A Revista Educação em Questão no contexto da publicação em periódicos de Educação do Norte e Nordeste do Brasil
História. Editoração. Educação.
O estudo tem por objetivo geral estudar o posicionamento da Revista Educação em Questão entre revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil presentes no Google Metrics 2020. O estudo utilizou o método misto, podendo ser caracterizado como documental e bibliométrico. A coleta de dados foi realizada com base nos dados secundários, pela internet, a saber: 1) lista de revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil; 2) site da Revista Educação em Questão; 3) produções Bibliográficas do Coleta Capes dos anos 2017 e 2018, pesquisadas nos Dados Abertos Capes; 4) artigos e revistas indicadas pelo Google Metrics e Google Acadêmico. Como resultados, o estudo revela que: as convergências temáticas dos artigos, publicados na Revista Educação em Questão de 1987 a 2019, apontam para o alcance de todas as áreas temáticas da Anped; a Revista Educação em Questão publica artigos de programas de Educação de todas as regiões do Brasil e isso, também, é refletido no ecossistema dos periódicos de Educação do Norte e Nordeste; a composição dos H index do Google Metrics da Revista Educação em Questão e de revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil está baseada, principalmente, em citações de periódicos e essas citações correm, também, entre as revistas que formam o ecossistema. Por fim, o estudo conclui que o posicionamento da Revista Educação em Questão, entre as demais revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, é de destaque, uma vez que a revista apresenta bons resultados na aceitação entre os programas de PósGraduação em Educação do Brasil ao comparar com as revistas do Fórum, elevado H index quando comparada às revistas de Educação do Norte e Nordeste presentes no Google Metrics 2020, e ampla publicação nas áreas temáticas da Anped.