OS REGISTROS IMAGÉTICOS – FOTOGRAFIAS E FILMAGENS – COMO POTENCIAIS DOCUMENTOS INSPIRADORES DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
registro imagético; prática reflexiva; Educação Infantil.
A partir de minhas vivências reflexivas com registros imagéticos – fotografias e filmagens - sobre minha própria prática pedagógica em contextos escolares e considerando a condição contemporânea de exacerbação na produção desses tipos de registros nas instituições de Educação Infantil esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: De que forma os registros imagéticos – fotografias e filmagens – têm sido utilizados pelas professoras da Educação Infantil e como esses documentos podem contribuir com a prática docente reflexiva? Assim, elegi como objetivo da pesquisa evidenciar a potencialidade dos registros imagéticos – fotografias e filmagens - como potenciais documentos inspiradores da prática reflexiva na Educação Infantil. O suporte teórico-metodológico foi proveniente dos Estudos Culturais em Educação, dos estudos sobre Cultura Visual, de estudos sobre a prática reflexiva no âmbito educacional e da abordagem italiana à Educação Infantil em especial, das experiências educativas desenvolvidas em Reggio Emilia, sobretudo o trabalho com Documentação Pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa e assumiu caráter semi colaborativo por utilizar alguns procedimentos da pesquisa colaborativa junto às professoras participantes. A pesquisa de campo contou com a colaboração de cinco professoras da Educação Infantil do município de Campina Grande – PB que atuam em uma das instituições da cidade. Realizei com essas professoras entrevistas semiestruturadas que possibilitaram o diálogo e a reflexão, me oportunizando conhecer mais das suas percepções sobre o uso dos registros imagéticos e as possibilidades de reflexão sobre as crianças e o trabalho pedagógico a partir das fotografias e filmagens por elas realizadas. Os diálogos com as professoras participantes foram analisados a partir de duas categorias: Fotografias e filmagens como reprodução da sociedade do espetáculo; Registros imagéticos – fotografias e filmagens - como indicadores de aspectos para pensar as práticas pedagógicas. Na primeira categoria os resultados evidenciaram que as professoras usam as fotografias e filmagens para guardar de recordação os momentos vivenciados junto as crianças, apresentar em reuniões de pais, publicar em redes sociais e grupos de aplicativo de mensagens, mas, também, para apreciarem as crianças diante das propostas oferecidas. Os principais resultados referentes a segunda categoria referem-se sobretudo a potencialidade que os registros imagéticos juntamente com a mediação com o outro oferecem para identificar aspectos da prática pedagógica que necessitam de reflexão, tais como: a organização do espaço, dos materiais, a distribuição dos grupos e as posturas da professoras frente às necessidades das crianças. Considero que o trabalho desenvolvido apontou para a necessidade de se pensar mais criticamente o uso dos registros imagéticos – fotografias e filmagens-, principalmente por tratar de imagens de crianças, mas, também, como um meio prático, concreto, contemporâneo e muito potente para pensar as práticas na Educação Infantil, partindo do que se revela nas imagens, sobretudo dos aspectos relacionados às concepções de criança, infância e Educação Infantil.