INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO NO SERIDÓ NORTE-RIO-GRANDENSE (1917-1931)
Intelectuais. Educação. Seridó.
Este trabalho teve por objetivo analisar, mesmo que parcialmente, as práticas educativas dos professores Joaquim Coutinho, Júlia Medeiros, Dolores Diniz e Leonor Cavalcanti na cidade de Caicó/RN entre as décadas 1920 e 1940. Nesse período, esses professores utilizaram a imprensa local para registrar e difundir as práticas que realizavam cotidianamente nas salas de aula do Grupo Escolar Senador Guerra, instituição onde juntos atuaram. Essa pesquisa fundamentou-se nos pressupostos de Chartier (1990), Certeau (2002), Julia (1995) e Sirinelli (2003), dentre outros, em fontes documentais como artigos de jornais, Mensagens Governamentais, Leis e Decretos e o Regimento Interno dos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte (1925) localizados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Em documentos escolares como o Diário de Classe da Cadeira Infantil Mista do Grupo Escolar Senador Guerra (1925) e o Livro de Eventos Escolares do Grupo Escolar Senador Guerra (19371949), bem como, em exemplares do jornal O Ideal da Juventude (1931), localizados no acervo desse Grupo Escolar (atualmente Escola Estadual com a mesma denominação). Também utilizamos como fonte os exemplares remanescentes do Jornal das Moças (1926) existentes no acervo do Laboratório de Documentação Histórica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABORDOC) situado no Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/UFRN – Campus de Caicó e exemplares do jornal A Escola existentes no acervo pessoal da professora Dolores Diniz. Além de registros fotográficos e impressos cedidos por familiares e amigos desses professores. A pesquisa evidenciou a contribuição dos professores estudados para a educação do estado do Rio Grande do Norte uma vez que as suas práticas estavam ancoradas nas prescrições da Lei nº 405, de 29 de novembro de 1916, também denominada como Lei Orgânica do Ensino, que, entre outras deliberações buscou a modernização da instrução pública orientando a criação de novas escolas, bem como, a manutenção e fiscalização do ensino primário. Em linhas gerais é possível afirmar que ao publicarem textos hemerográficos que discutiam sobre suas práticas educativas esses professores colaboraram para a imprensa pedagógica norte-rio-grandense, e de maneira mais específica da região do Seridó.