FORMAÇÃO COLETIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NO NEI-CAP/ UFRN
Formação de professores. Formação coletiva. Desenvolvimento profissional de professores. Ensino de ciências. NEI-CAp/UFRN.
estudo teve como objetivo compreender as contribuições da formação coletiva para o desenvolvimento profissional de professores, com referência à construção e implementação do currículo de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental no NEI-CAp/UFRN. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa com viés colaborativo. A investigação ocorreu no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), instituição de educação pública que atende crianças da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com a participação e colaboração de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Para a construção e sistematização dos dados buscou-se múltiplos instrumentos e estratégias: análise de documentos (proposta pedagógica, relatórios da prática pedagógica, cadernos/diário reflexivo e diário de campo da pesquisadora), grupo focal, observação participante, grupo de estudos. Os dados da investigação foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Com essa orientação organizamos os dados em unidades de decodificação, agrupadas em temáticas da prática da formação coletiva. Posteriormente, estabelecemos relações entre as temáticas da prática da formação e as dimensões de análise do desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências, o que favoreceu a descrição e a reflexão em torno da contribuição da formação para o desenvolvimento profissional das professoras. Os resultados da pesquisa apontam que os professores reconhecem a formação coletiva como propulsora do seu desenvolvimento pessoal e profissional, no exercício de sua profissão, ao re/elaborar reflexões e ações para o ensino de ciências.